Uma pesquisa do instituto Datafolha, publicada por O Globo, traz dados interessantes sobre a percepção dos brasileiros diante das polêmicas envolvendo Bolsonaro.
A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro aparece como a preferida entre os eleitores de direita para a disputa presidencial de 2026. Para 22% ela deveria ser a escolhida. Em seguida vem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas com 20%. Já o escolhido Flávio Bolsonaro tem apenas 8% das preferências.
Prisão e a violação da tornozeleira: 54% consideram o ato justo, mesmo percentual dos que acreditam que houve tentativa de fuga.
Por outro lado, 40% apontam erro do STF na prisão e 34% acreditam na tese de que a violação foi resultado de um surto do ex-presidente.
Quando o recorte da pesquisa observa os mais ricos, a tese do surto ganha força e chega a 40%. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro e ouviu 2002 eleitores em 113 municípios. Os links com todos os dados estão abaixo.
DataFolha – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/12/07/datafolha-8percent-querem-flavio-indicado-por-bolsonaro-e-22percent-preferem-michelle.ghtml?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar
DataFolha – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/12/08/datafolha-54percent-veem-dano-a-tornozeleira-como-tentativa-de-fuga-de-bolsonaro-33percent-acreditam-em-surto.ghtml?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar