A disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em 2026 já começou a ganhar contornos, com partidos estruturando chapas competitivas e apostando em nomes com densidade eleitoral. A eleição promete ser marcada por disputas regionais intensas e rearranjos que, além de definirem o próximo Parlamento estadual, também devem servir como termômetro político para o cenário municipal de 2028.
PSD
Um dos partidos que largam na frente é o PSD. Atualmente, a legenda conta com cinco deputados estaduais na Alese e trabalha com a projeção de reeleger quase toda a bancada e alcançar até seis cadeiras após o pleito. A estratégia passa pelo fortalecimento das chapas e pela manutenção de seus principais quadros, entre eles Jorginho Araújo, Maisa Mitidieri e Adailton Martins, além de outros nomes que compõem o grupo governista.
PSOL
No campo da esquerda, o PSOL entra na disputa com o objetivo claro de ampliar sua presença no Parlamento estadual. Um dos principais movimentos foi o lançamento da vereadora Sônia Meire como pré-candidata a deputada estadual, reforçando o time do partido. A legenda também aposta na reeleição da deputada Linda Brasil e pode contar ainda com o nome do Dr. Emerson.
PT
O PT também aparece entre as siglas com maior potencial de crescimento. O partido terá como principais apostas para a Alese Camilo Daniel, Chico do Correio e Professor Dudu. Além disso, há a expectativa de que Padre Inaldo possa reforçar o time petista, após ter recebido convite para migrar para a sigla, o que ampliaria ainda mais o leque de candidaturas competitivas.
UB
O União Brasil se organiza para manter protagonismo na disputa estadual. O partido já conta com Cristiano Cavalcante, Kaká Santos e Marcelo Sobral entre seus quadros e pode ganhar reforço com a possível entrada de Pastor Diego, nome com forte apelo eleitoral entre os conservadores.
PL
E por falar em conservadores, o PL também deve chegar forte à disputa, com Netinho Guimarães e Pato Maravilha entre os quadros este último podendo, inclusive, migrar de legenda além de Lúcio Flávio como uma das novidades para o pleito.
Nos próximos dias, serão apresentadas análises individuais sobre os atuais parlamentares, sem filtro e sem censura.