O prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano de Souza, foi afastado do cargo após decisão da Justiça expedida no final da manhã destas sexta-feira, 24. Ele é acusado de praticar diversas irregularidades administrativas no município, envolvendo as áreas da saúde, da assistência social, da educação e de ordem financeira.
O afastamento é válido por até 60 dias, prazo em que o Tribunal de Contas deverá indicar equipes técnicas para gerir o Município e apurar as irregularidades.
O pedido de afastamento do prefeito foi formulado pelo Ministério Público de Sergipe, que conforme os autos do processo, vem cobrando a solução dos problemas desde o ano passado, mas as observações teriam sido ignoradas pelo gestor.
Na área da educação, o MP aponta que o gestor agiu com descaso ao protelar a reforma de nove escolas do ensino público, chegando próximo ao início do ano letivo sem condições de aulas presenciais para os estudantes do município. O órgão também aponta deficiência na prestação de serviços de saúde para a população de Canindé e ausência de assistência para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento especializado.
De ordem financeira, as irregularidades pontuadas no processo são os constantes atrasos salariais e não pagamento do 13º salário.
A decisão liminar pode ser recorrida pelo prefeito do município. Em nota enviada à imprensa, o prefeito afirmou que desconhece a decisão e que aguarda ser notificado para adotar as medidas necessárias, junto ao seu corpo jurídico.