Offline
Festival da Mandioca 2025: Lagarto abre a programação com tradição, música e grande participação popular.
Por Administrador
Publicado em 24/06/2025 12:25
Noticias

A cidade de Lagarto deu início, nesta segunda-feira (23), à programação principal do Festival da Mandioca 2025, com a abertura oficial dos grandes shows na Praça do Tanque Grande. Considerado um dos maiores eventos juninos de Sergipe, o festival atraiu uma multidão e reforçou a valorização da cultura nordestina.

 

Com uma estrutura ampla, segura e pensada para acolher bem o público, o espaço do evento conta com dois palcos principais – batizados em homenagem a Artur Reis e Valmir Monteiro –, além de áreas gastronômicas com atuação dos ambulantes, barracas padronizadas, postos de atendimento, camarote da acessibilidade, espaços instagramáveis e uma decoração temática que remete ao São João tradicional. A organização do festival envolveu diversas secretarias municipais, garantindo conforto e segurança tanto aos lagartenses quanto aos turistas.

 

A primeira noite foi marcada por apresentações de grandes nomes da música nordestina, reunindo estilos como forró e sertanejo. Passaram pelos palcos Fabrício Sandes, Samyra Show, Marcelo Balla, João Gomes, Matheus & Kauan e Manim Vaqueiro, agitando o público com sucessos que atravessam gerações.

 

O evento foi muito elogiado pelos presentes. A jovem Jaíne Nascimento, moradora do bairro Novo Horizonte, destacou a evolução da estrutura em comparação ao ano anterior: “Está tudo mais bonito e bem organizado, principalmente a decoração e a disposição dos camarotes, que agora não atrapalham a visão de quem está na pista.”

 

De São Paulo, Andressa Nascimento revelou ter viajado especialmente para curtir o show de Manim Vaqueiro. “Vim só por ele! É incrível ver como a festa atrai gente de fora”, afirmou, empolgada.

 

Já Jesuína Pinheiro, aposentada do povoado Brejo, fez questão de prestigiar o evento. “Esse ano está muito bem organizado, tá tudo lindo. Mesmo tomando remédio, eu não perco um dia!”, brincou.

 

Quem participou pela primeira vez também ficou impressionado. Mayara dos Santos, do povoado Colônia 13, elogiou a limpeza e segurança do espaço: “É minha estreia aqui e estou encantada. Amanhã volto, porque Luan Santana é o amor da minha vida!”, disse, entusiasmada.

 

De Umbaúba, Érica Santiago também marcou presença para assistir à dupla Matheus & Kauan. “Tudo está mais organizado este ano. Mais barracas, segurança reforçada e estrutura impecável. Pretendo vir todos os dias!”, declarou.

 

Impulso na economia local

 

Além de ser uma grande celebração cultural, o Festival da Mandioca também movimenta a economia da cidade. A festa representa uma importante fonte de renda para comerciantes informais, ambulantes, prestadores de serviço e agentes culturais. O turismo também é fortalecido, com visitantes de diferentes localidades ocupando hotéis, consumindo em restaurantes e movimentando o comércio local.

 

Reconhecido pela capacidade de preservar tradições enquanto aposta em inovação, o São João de Lagarto se destaca por manter viva a memória popular com uma programação que mescla cultura, emoção e muito forró. O Festival da Mandioca segue até o dia 29 de junho com atrações locais e nacionais.

 

Cidade da Vaquejada

 

Lagarto, agora oficialmente reconhecida como Capital Nacional da Vaquejada pela Lei 14.930/2024, já respirava o clima junino desde os dias 24 e 25 de maio, quando teve início a programação do festival. Os shows seguem nos dias 23, 24, 27, 28 e 29 de junho, com apresentações que reafirmam o compromisso da cidade com o fomento ao turismo, à cultura e ao desenvolvimento econômico.

 

A realização do Festival da Mandioca 2025 é da Prefeitura Municipal de Lagarto, por meio das secretarias de Turismo, Governo e Inovação, Comunicação Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saúde, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Juventude, Esporte e Lazer, Inclusão e Direitos Humanos, Obras, Relações Institucionais, além da Defesa Civil, Guarda Municipal (GML), Departamento de Trânsito e Transporte Urbanos (DTTU) e da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (EMGAP).

 

 

 

Comentários