Nesta quarta-feira, 29, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro, localizado no Parque dos Faróis, realizou uma ação de prevenção sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) assistidos pela unidade. O evento contou com apresentações artísticas e culturais, palestra e um momento para tirar dúvidas sobre os temas.
Convidado pela equipe da unidade socioassistencial, o diretor do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, o médico Almir Santana, participou do evento e palestrou para os grupos de pessoas idosas, mulheres e adolescentes sobre a importância da prevenção. “Ver essa diversidade de grupos aqui é muito importante para que, do mais novo ao mais velho, todos entendam que o melhor caminho é a prevenção”, destacou.
Embora a prevenção, o diagnóstico e os tratamentos sejam relativamente simples, e disponíveis de maneira gratuita no sistema público de saúde, como informou o palestrante, falar sobre ISTs ainda gera muito tabu e preconceito, entraves que podem contribuir para a propagação das Infecções.
Segundo a técnica de referência do grupo intergeracional do Parque dos Faróis, Patricia Sena, é preciso investir na educação sexual e na comunicação massiva dentro do próprio SCFV para que o assunto não seja visto como um tabu e, consequentemente, que as pessoas procurem orientação médica. “Nosso projeto é que eles, os usuários, sejam multiplicadores de informações, porque o Serviço de Convivência presa pela prevenção e conscientização”, informou.
Angela Santos, integrante do grupo de pessoas idosas, explica que aprendeu que o quanto antes testar, melhor, pois, com o diagnóstico precoce, o tratamento tem início mais rápido e o risco da doença evoluir para um problema mais sério diminui. “Informação é sempre importante e da forma que o Doutor Almir fala fica mais fácil da gente entende e certamente vamos dividir esse conhecimento com outras pessoas da comunidade”, explicou dona Angela.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada.